quinta-feira, 8 de março de 2012

Teorias que explicam a Origem da Vida








Teoria de Aristoteles : Abiogênese.


Seres vivos podem se formar da matéria bruta expontaneamente Geração espontânea.
Ele colocou um pedaço de carne em um pote fechado e deduziu que dali  iriam nascer moscas ,e essa teoria mostrou que se entrasse vida no recipiente ,iriam sair moscas ,mas se não entrasse não iria.




Teoria de Svante Arrhenius: Extraterrestre.


Teoria de que meteoros e cometas vindo de marte ,caíram na terra e nesses meteoros e cometas continham microrganismos que evoluíram e se habituaram aqui. O nome desse meteoro era ALH 84001 , MURCHINSON .











Teoria de Oparin Haldane : Biogenética. 




Sob altas temperaturas, em presença de centelhas elétricas (raios de tempestades) e raios ultravioleta (UVA e UVB (oriundos do Sol), tais gases teriam se combinado, originando COMPOSTOS ORGÂNICOS (aminoácidos e ácidos graxos), que ficavam flutuando na atmosfera.
Com a saturação de umidade da atmosfera, começaram a ocorrer chuvas. Os aminoácidos eram arrastados para o solo. Em presença da argila (intemperismo das rochas) e submetidos a aquecimento prolongado, os aminoácidos combinavam-se uns com os outros, formando proteínas.
As chuvas lavavam as rochas e conduziam as proteínas para os mares. Surgia uma "sopa de proteínas" nas águas mornas dos mares primitivos. (Atualmente alguns acreditam que talvez não teria sido no mar a origem da vida mas em poças razas de água morna, que existiam em terra).
As proteínas dissolvidas em água formavam colóides. Os colóides se ligavam e originaram os COACERVADOS.
Os coacervados englobaram moléculas de nucleoproteínas (que faziam cópias de si mesmas). Assim, organizavam-se em gotículas delimitadas por membrana lipoprotéica. Surgiam assim, as primeiras células vivas.


Ou seja:  Gases da Atmosfera + Energia de raios solares e de tempestades = Coacervados + Fosfato = Célula Viva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário