Célula Bacteriana
Estrutura de uma célula bacteriana procariota
1. Pili ou fímbrias: são microfibrilas protéicas que têm funções de fixação ou ancoramento da bactéria ao seu meio e são importantes na patogênese (produção de doenças na célula hospedeira).
2. Ribossomos: os ribossomos são complexos protéicos localizados no citoplasma e são responsáveis pela síntese de proteínas da célula, sendo encontrados em grandes números (milhares) nas células.
3. Citoplasma: o citoplasma também conhecido como hialoplasma, líquido de consistência gelatinosa, constituído principalmente por água, açúcares, proteínas, aminoácidos livres, sais minerais, RNA e lipídios.
4. Membrana plasmática ou membrana celular: a membrana plasmática é uma camada bimolecular de fosfolípidos, com proteínas imersas, que tem a função é delimitar a célula, proteger o conteúdo do citoplasma e possibilitar a permeabilidade entre o citoplasma e o meio.
5. Parede celular bacteriana: a parede celular é uma estrutura rígida, mais espessa que a membrana plasmática e que recobre toda a célula conferindo às bactérias sua forma característica.
6. Cápsula bacteriana: a cápsula bacteriana é constituída de polissacarídeos que protege a célula bacteriana contra desidratação, fagocitose e ataque de bacteriófagos.
7. Nucleóide: O nucleóide é o próprio DNA bacteriano; este consiste no ácido desoxirribonucléico associado com proteínas. O DNA bacteriano esta ligado a uma dobra da membrana plasmática chamada MESOSSOMO.
8. Flagelo: O flagelo é uma estrutura protéica que movimenta-se como uma hélice, impulsionando a bactéria em seu meio aquoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário