REINO
PROTOCTISTA-AQUÁTICOS
Proto: Primeiro
Ktisto: gerado
O Reino Protoctista é constituído pelas algas e protozoários, seres vivos que habitam ambientes aquáticos ou úmidos.
Características:
1. Eucariotos:
2. São Organismos:
Unicelulares
Multicelulares.
Unicelulares
Multicelulares.
Coloniais
3. Reprodução: Assexuada
Sexuada
3. Reprodução: Assexuada
Sexuada
4. Origem Polifilética(mais de uma origem).
5. Nutrição: Autotrófica
Heterotrófica
6. Digestão Intracelular:
A digestão ocore dentro da célula, com auxílio dos lisossomos que secretam enzimas digestivas e lançam-nas sobre o vacúolo onde se encontra o alimento à ser digerido.
7. Locomoção
Rizópodes ou Sarcodíneos - amebas
Ciliophora - Cilados: paramécios
Flagelados ou Mastigóforos - apresentam flagelo Euglena sp.
Flagelados ou Mastigóforos - apresentam flagelo Euglena sp.
Exemplos de alguns Protoctistas Aquáticos
Volvox
Ceratium
Euglena
Goyaulax
Spirogyra
Pinnularia
Chlamydomonas
Doenças causadas por protozoários:
Doença de Chagas: causada pelo protozoário flagelo Trypanosoma Cruzi, descoberto pelo cientista Carlos Chagas.
O transmisor da doença é o inseto Barbeiro, se ele tiver adquirido o protozoário pelo fato de sugar o sanque de animais silvestres e domesticos ou ou por sugar o sangue de uma pessoa doente. Se picar uma pessoa, ele, ao sugar o sangue, defeca também deixando ali o protozoário. A pessoa coça e o tripanossomo entra para dentro da ferida.
Depois viaja pela circulação e pode atingir vários orgãos como coração, cérebro, tubo digestório e fígado. Pode se instalar em um deles ou em multiplos.
A doença pode levar à morte, como pode uma pessoa infectada não ter nada. Se o tripassomo infecta uma mulher grávida, ele pode ir até o feto pela circulação de sangue.
Existem medicamentos para a fase inicial da doença, mas nem sempre trazem resultados.
O ambiente onde ele é mais encontrado é nas frestas de paredes de casas de sapé ou de pau a pique, e dali saem a noite para se alimentar de sangue.
Leishmaniose:
Existem várias formas da doença. No Brasil e na América Latina é comum a leishmaniose tegumentar, onde o protozoário causador ataca as mucosas da boca e do nariz.
O protozoário Leishmania é o responsável pela doença, que é inoculado no corpo humano por picadas de diversos tipos de mosquitos, como o palha e o birigui.
A doença começa com feridas na pele. Mas pode piorar com feridas na boca, faringe, laringe ou nariz. A prevenção é ocasionada pelo combate ao mosquiro e pelo tratamento da enfermidade,
Malária
Muito comum na região amazônica, também conhecida por maleita, impaludismo ou sezão, é causada pelo plasmódio, um protozoário transmitido pelo mosquiro Anopheles.
Na circulação sanguínea o parasita chega ao fígado, onde se multiplica e depois se espalha pelos glóbulos vermelhos. Quando as hemácias se enchem de parasitas, se rompem, causando febre alta e o ataque a novas células sanguíneas. Além da febre, a doença causa tremores e calafrios, anemia e dor de cabeça.
A principal arma contra a doença é combater os mosquitos e evitar a exposição a eles.
Toxoplasmose
Causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii, é transmitida quando, ao ingerir carne crua ou malcozida, a pessoa ingere os cistos. Eles também estão presentes nas fezes dos gatos. Podem, de igual maneira, estar na areia ou nos pelos do mesmo.
Geralmente a doença desaparece sem sintomas. Mas, em algumas pessoas, pode ocasionar febre ou lesões nos olhos e outros órgâos. Nos fetos de mulheres que contraíram a doença pode aparecer males como lesões no cérebro e em outros órgãos.
Para evitá-la deve-se evitar o consumo de carne vermelha malcozida, e tomar cuidados com higiene e com a proximidade com os gatos.
Disenteria amebiana
A Entamoeba Histolityca é a causadora da doença, que se instala no intestino das pessoas e causa feridas e dor abdominal, seguida de diarréia. Ela é contraída ingerindo alimentos ou água contaminados. As fezes se espalham no ambiente e contaminam aqueles que não têm hábitos corretos de higiene.
Giardíase
Causadora de diarréia e desidratação, pelo protozoário conhecido por giárdia, é transmitida, como em outras doenças por água e alimentos contaminados.
Tricomoníase
Trata-se de uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) onde, nas mulheres causa inflamação na vagina e uretra e, nos homens, muitas vezes, passa desapercebida e novamente transmitida. É ocasionada pelo protozoário tricomona.
Livro "ciências A vida na Terra "de Fernando Gewandsznajder editora ártica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário